domingo, 10 de maio de 2015

Viver no interior pode trazer uma qualidade de vida melhor


Por Gabriel Cariello


Jundiaí é uma das cidades mais atrativas
do interior de São Paulo. Foto: skyscraper.com
Muitas cidades da nossa região ainda tem preserva o jeitinho interior de ser: pessoas conversando na calçada,  crianças brincando nas ruas, cheiro de comida caseira, praças como local de entretenimento durante a noite e o principal, a tranquilidade de se viver, sem se preocupar com trânsito, violência e poluição. Porém, muitos reclamam que a vida no interior muitas vezes pode ser pacata demais. Mas é  esse o motivo que às vezes chama a atenção de pessoas de fora. Gente da cidade grande se encanta quando visita uma cidade pequena, seja pela simplicidades das coisas ou até mesmo pela calmaria que proporciona.

Segundo pesquisa feita pela empresa Heads e publicada na revista Exame,  91% de profissionais da cidade grande consideram o interior de São Paulo um lugar atrativo para se viver, trabalhar e estudar. Dentre as cidades citadas pelos entrevistados, Campinas, Jundiaí e Sorocaba encabeçam a lista como as preferidas. Mas qual será o motivo para sair de uma cidade grande e vir para o interior?


Bruna teve problemas com a poluição enquanto
estudava em São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal
De acordo com pesquisa levantada pelo Ibope no início deste ano, 57% dos moradores da grande São Paulo estão descontentes com a qualidade de vida, a qual consideram muito violenta, apressada e cara. A estudante de medicina Bruna Gavião conta que a época que estudava em um cursinho pré-vestibular em São Paulo não foi uma boa experiência. “São Paulo é uma cidade que não para. Você tem sempre que estar sempre prestando atenção por onde anda. É muito trânsito, correria, violência. Sem contar na poluição.” O ar poluído fez Bruna interromper os estudos e voltar para sua cidade natal, Itapetininga. “Eu tive broncoespamo (estreitamento das vias aéreas, causando dificuldade na hora de respirar) enquanto estava em São Paulo por causa do ar sujo, o que me obrigou a voltar pra minha cidade.”

No entanto, tem pessoas que pensam o contrário. O bancário Rafael Vieira acha que se daria muito melhor morando em cidade grande. “Como eu gosto de sair bastante, as vezes não encontramos muita variedade em uma cidade pequena. Sem contar que as oportunidades de trabalho são muito maiores em grandes centros, dependendo da área em que você atua”.

Uma qualidade de vida melhor para sua filha fez Emanoela se
 mudar para o interior ainda durante a gravidez. Foto; Arquivo Pessoal
Morar no interior pode ser uma boa alternativa também para a educação dos filhos. A professora Emanoela Raposo se mudou de São Bernardo do Campo para Itapetininga enquanto estava grávida de sua filha Mariana, hoje com 5 anos. “Para mim foi ótimo, porque hoje eu penso que se eu tivesse ficado em São Bernardo, minha filha não estaria aproveitando tanto a infância dela como ela está. Você se sente mais livre morando interior, tem mais contato com a natureza”. Emanoela explica que se sente mais livre e melhor morando em uma cidade menor. "Eu durmo com o barulho do grilo, acordo com os passarinhos cantando e acredito que com o tempo tudo isso vai trazer muitos benefícios para mim e principalmente para minha filha", confessa a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário